Super Dicas

Especial Queijos e Vinhos: 10 motivos para tomar vinho e garantir benefícios à saúde

Para os amantes de vinho, temos uma boa notícia: a bebida faz bem à saúde. Para quem não gosta tanto assim, talvez este artigo sirva de incentivo. Cada vez mais, estudos apontam os benefícios do vinho para o coração, para a memória e para a prevenção contra o câncer. Mas é preciso ter cuidado com o teor de açúcar e ter um consumo moderado da bebida.

 

Confira abaixo 10 motivos para consumir vinho e melhorar a sua saúde.

 

  1. Melhora a saúde do coração e previne doenças cardiovasculares – O consumo moderado, ou seja, até duas doses de vinho tinto pode reduzir o risco de doenças cardíacas em aproximadamente 20%.
  2. Diminui os índices do LDL e aumenta o HDL no sangue – O vinho pode ajudar no controle das taxas, diminuindo o mau colesterol e aumentando o bom. Pesquisas apontam, ainda, que diminui a inflamação e inibe a coagulação do sangue.
  3. Reduz danos oxidativos em estruturas cerebrais – Isso significa que o consumo pode reduzir o risco do aparecimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.
  4. Ajuda na prevenção do câncer – Como do pulmão, do intestino, da mama e do cólon.
  5. Auxilia no funcionamento da flora intestinal – E pode reduzir o índice de tumores intestinais em aproximadamente 50%.
  6. Melhora a cognição e a memória – O consumo previne a deterioração da memória.
  7. Reduz os riscos de doenças renais – Consequentemente, favorece as funções hepáticas do fígado.
  8. Auxilia no combate à obesidade e acelera o metabolismo – Outros benefícios são a redução do ácido úrico e o combate à fadiga.
  9. Aumenta o desempenho durante os exercícios – O consumo moderado também melhora a circulação periférica e a nutrição dos músculos.
  10. Fortalece o sistema imunológico – O vinho tem ação anti-inflamatória e antimicrobiana. Isso também ajuda a reparar as células do corpo e a prevenir doenças associadas ao envelhecimento.