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Especial Bem Viver: exercícios para fazer em casa

Está mais do que comprovado que praticar exercícios físicos regularmente estimula o sistema imunológico, previne doenças e modera o colesterol. Além disso, reforça a musculatura e auxilia na perda e/ou na manutenção do peso. Se você tem vontade de se exercitar, porém a rotina está apertada ou o orçamento, comprometido, a solução pode ser sua própria casa.

Aproveite essas dicas muito simples, mas que fazem grande diferença para o físico e para a mente.

Abdominal

Exercícios abdominais ajudam a aumentar os músculos da região. Com um colchonete ou um sofá, é possível fazer algumas atividades, como abdominal canivete (para a barriga) e adução com almofada (para o interior da coxa). Para fazer o abdominal canivete, sente na beirada do sofá, coloque as pernas estendidas à sua frente, sem encostar-se no chão. Apoie as mãos no sofá e flexione os quadris e os joelhos, levando-os até o peito. Volte para a posição inicial e faça algumas repetições.

Para a adução com a almofada, sente-se na beirada do sofá com uma almofada entre os joelhos, mantendo os pés no chão, na largura do quadril. Aperte a almofada e solte o ar nesse momento. Faça algumas repetições.

Agachamento

Conte com o apoio do sofá novamente para fazer agachamentos. Sente e levante do sofá sem a ajuda das suas mãos, mas sempre com a postura ereta.

Flexão de braço

Esse exercício trabalha braço, bem como os músculos do peito, ombros, abdominais e lombar. Posicione-se atrás do sofá. Apoie os braços no encosto e dê dois passos para trás. Flexione os braços, empurre com força e volte para a posição inicial.

Além desses exercícios, os aeróbicos também podem ser feitos facilmente em casa, como polichinelo, agachamento livre, pular corda, subir e descer as escadas e, se o espaço permitir, uma leve corridinha.

Gostou das dicas? Troque as horas em frente à TV ou mexendo no celular por um exercício físico. Com certeza, sua disposição aumentará e você estará contribuindo ainda mais para a sua saúde.