Super Dicas

Especial Bem viver: saiba como preparar seu cãozinho para a chegada de um bebê

Os cachorros estão acostumados a ser o centro das atenções da casa, cheios de cuidados e mimos. Mas, quando as famílias estão esperando um bebê, os peludinhos sentem que algo vai mudar. Saiba como preparar seu cão para essa chegada, pois ele sente toda energia e faz parte desse momento!

Liderança

Provavelmente, seu cachorro precisará mudar alguns hábitos. Esse é o momento de ensiná-lo, com muita paciência, a ter novos costumes. Ele pode ter dificuldades em aprender novos ensinamentos e lidar com a novidade de mais um membro na família. Chateá-lo não melhoraria a situação.

Cheiro do bebê

Acostumar o cachorro com o cheiro do bebê é um passo importante. Antes que o bebê vá para casa, leve algum item que ele já tenha usado, como toalha ou roupinha, para que o cão possa cheirar. Treine, também, a distância do animal desses objetos para que ele se sinta próximo, mas respeite o espaço.

Apresentação

Com o cheiro já familiar, o cãozinho não irá estranhar. Um membro da família deve segurar a criança no colo para que o cachorro possa cheirá-la e conhecê-la, respeitando o espaço, como já ensinado. Aos poucos, você pode permitir que seu cachorro se aproxime, deixando claro que ele precisa ser respeitoso.

Educando a criança

O cachorro já foi treinado para respeitar o espaço do bebê, então a criança deve fazer o mesmo, preservando e cuidando do bichinho que tem em casa. Ensine a dar carinho sem ser agressiva e a não provocar. Assim, eles terão uma boa relação.

Dê atenção ao seu cãozinho

Seu tempo ficará mais corrido com a chegada do bebê. Mas você não pode deixar seu cachorro de lado. Mantenha a rotina de caminhadas, as brincadeiras e os costumes. Inclua-o nas atividades. Assim, ele saberá que é parte essencial da família.