Super Dicas

Especial Queijos e Vinhos: descubra como escolher o vinho certo

Um vinho pode ser uma excelente companhia em jantares especiais ou encontros com os amigos, não é mesmo? Mas, nessas situações, como não errar na escolha? Se a dúvida já passou pela sua cabeça, não se preocupe. A seguir, apresentaremos algumas dicas infalíveis que ajudarão você a acertar na próxima compra.

Pense na ocasião em que o vinho será servido

Na hora de comprar o vinho, imagine o momento em que você pretende servi-lo. Isso porque cada ocasião combina melhor com um tipo diferente da bebida. Dias quentes, por exemplo, pedem vinhos brancos, rosés e espumantes. Os tintos, por outro lado, são os acompanhantes perfeitos de um jantar especial. Por fim, os tipos doces e licorosos têm tudo a ver com as sobremesas.

Pesquise

Para aprimorar o seu conhecimento sobre o assunto, é necessário pesquisar. Na internet, com uma simples busca, é possível encontrar diversas opções de vinhos bons e baratos. E não só em relação aos vinhos produzidos no Brasil, mas também há opções importadas da bebida com preços acessíveis. Com todo o aprendizado, é hora de praticar a dica seguinte.

Experimente diferentes tipos de vinho

Para descobrir qual é o seu tipo preferido de vinho, o segredo é experimentar. Teste marcas e variedades diferentes, registrando sempre as opções favoritas. Dessa forma, depois de algum tempo, será possível escolher com segurança o vinho certo.

Analise a embalagem antes de realizar a compra

Os vinhos são produzidos a partir do processo de fermentação. Por isso, é importante analisar bem a embalagem do produto na hora da compra, porque qualquer alteração pode afetar o sabor. Vale a pena conferir: o estado de conservação da cápsula e da rolha, a presença de rachaduras na garrafa e a cor da bebida, evitando vinhos muito amarelados ou de tom âmbar, que podem indicar oxidação.