Super Dicas

Especial Queijos e Vinhos: saiba quais são os tipos de vinhos perfeitos para o inverno

Com a chegada das temperaturas mais baixas, os vinhos ganham mais espaço nos cardápios e nos encontros. Os vinhos tintos predominam mais nesta época do ano porque são mais encorpados e, por serem mais calóricos, apresentam uma sensação de calor na boca.

A temperatura ideal para ser servido nos dias mais frios deve ser em torno de 16°C e 18°C, portanto dispensa refrigeração. Nos dias menos frios, o ideal é colocar a garrafa na geladeira por 30 minutos antes de ir à mesa. Já o vinho branco deve ser servido gelado, em torno de 9°C e 11°C, em qualquer época do ano.

 

Confira abaixo quais são os vinhos perfeitos para o inverno:

 

Malbec Argentino – tintos muito concentrados, encorpados e frutados, com aromas e sabores de violeta e licor de frutas. Pratos estruturados e mais pesados são bons acompanhamentos, como cozidos, carnes na brasa e molhos gordurosos.

Vinhos do Porto e Madeira – vinhos fortificados, que possuem o adicional de aguardente vínica. A maior parte tem a doçura dos licorosos. Por isso, acompanha bem sobremesas à base de chocolate.

Barolo (Piemonte, Itália) e tintos do Alentejo – muito encorpado, mas com textura fresca e vibrante fornecida pela acidez e pelos taninos firmes. Esses vinhos harmonizam com massas, carnes assadas e queijos.

Amarone – vinho tinto aveludado e denso, com aromas e sabores de frutas secas, vermute e chocolate.

Vinho espanhol – na Espanha, é comum o uso da madeira nova durante o envelhecimento do vinho. Isso faz com que a bebida ganhe notas de especiarias e baunilha e toques defumados, estrutura e taninos.

Aproveite as dicas e corra no Super Mais Supermercados para garantir seu vinho e esquentar os dias frios do inverno.