Super Dicas

Vida doméstica: 4 dicas para ajudar você a cuidar da sua casa

Casado, solteiro, com filhos ou sem. Para todos os estados civis, quando se mora sozinho ou possui responsabilidades dentro de casa, as tarefas, muitas vezes, parecem infinitas. Manter um espaço limpo e organizado para chamar de lar pode ser um desafio. Isso, somado ao que é preciso ter para se alimentar, manter a higiene pessoal e, claro, pagar as contas em dia.

Está preocupado com a vida doméstica? Estamos aqui para ajudar você. As superdicas de hoje são, exatamente, para auxiliar no cuidado com a casa e com você mesmo. Vamos lá?

 

1. Preze a organização

Em um ambiente organizado, você poupa trabalho. Uma boa forma de fazer isso é não adiando pequenas tarefas. Aquela louça do café da manhã pode ser lavada antes que acumule com a do almoço, por exemplo. Em armários, procure usar divisórias ou caixas que ajudem a manter itens ou roupas em ordem. Assim, além de encontrar o que precisa sempre com facilidade, você não vai precisar arrumá-lo constantemente.

 

2. Planeje-se

Para obrigações que demandam mais tempo, faça um planejamento. Escolha o melhor dia da semana para fazer aquela limpeza geral e o do mês para fazer as compras. Outra opção é relacionar tudo o que precisa ser feito dentro de casa e montar um cronograma para cada atividade. Como resultado, você terá uma rotina com afazeres distribuídos e não sentirá o peso de uma grande faxina.

 

3. Controle os gastos

Um dos cuidados mais importantes quando moramos sozinhos está associado às finanças. A dica é: anote os gastos. Todos! Diários e mensais. Pode ser em planilhas ou em um caderninho de anotações. O essencial é conhecer suas despesas fixas para saber controlar o dinheiro e, quando possível, reservar uma quantia para emergências. Dessa maneira, você evita os famosos perrengues do fim do mês.

 

4. Faça sua lista de compras

Por fim, entre os cuidados fundamentais do lar estão as compras. Busque fazer listas de compras completas com tudo que é necessário para sua alimentação e para limpeza da casa. Observe a quantidade ideal para o período para evitar desperdícios e gastos desnecessários. Para combinar essa sugestão com o controle de gastos, crie o hábito de pesquisar preços e analisar promoções.

Na Rede SuperMais, você pode fazer parte de um clube de descontos com ofertas exclusivas. É rápido, fácil, e a economia é certa. Clique aqui para conhecer e colocar as dicas em prática desde já!