Super Dicas

Volta às aulas SuperMais: 5 dicas de lanche para a criançada

Junto às preocupações com material escolar, chegam também os cuidados com a lancheira dos pequenos. A ideia é oferecer merendas que sejam atrativas e, ao mesmo tempo, saudáveis, nutritivas e práticas. Para facilitar a vida dos papais e das mamães, além de uma dica de como preparar a lancheira, separamos uma opção de lanche para cada dia da semana. Confira!

Preparo da lancheira

Antes de tudo, separe produtos de cada grupo alimentar: proteína ou lácteo, fruta ou legume, carboidrato e uma bebida para hidratar. Ah, não se esqueça de levar em consideração o período (manhã ou tarde) em que o seu filho estuda e a refeição que ele faz antes de ir à escola.

Se for uma lancheira térmica, deixe-a dentro da geladeira na noite anterior. A conservação e a temperatura durarão por mais tempo. Faça uma higienização diária da bolsa, dessa forma, você evita o acúmulo de restos de lanche e o cheiro desagradável.

Envolva as crianças! Peça opiniões e deixe-as ajudar na montagem dos lanches. Despertar o interesse delas pela alimentação pode ser um grande aliado para um desenvolvimento saudável.

Opções de lanche para semana

 

  • Segunda-feira: goiaba em rodelinhas + pãozinho de leite + manteiga light + suco de uva natural

 

  • Terça-feira: tomatinhos-cereja + fatia de bolo de maçã com aveia + queijo branco em cubinhos + suco de goiaba

 

  • Quarta-feira: melancia em formatos divertidos + torradinhas integrais + um queijo processado + suco de melão

 

  • Quinta-feira: mexerica ou tangerina + 4 cookies integrais + rolinho de queijo + água de coco

 

  • Sexta-feira: palitinhos de pepino e cenoura + uvas passas brancas + pãozinho caseiro com requeijão light + chá natural geladinho

 

Lembre-se de que você deve considerar, ainda, a idade do seu filho, as atividades físicas que ele pratica diariamente, quanto tempo ele fica fora de casa, além de possíveis alergias ou intolerâncias a alimentos. Ficou na dúvida? Pergunte a um pediatra ou um nutricionista de sua confiança. Para mais conteúdos, continue acompanhando as superdicas do SuperMais!